O gótico e a parábola do elefante

Provavelmente muitos de vocês conhecem o site Gothic station! Criado por góticos, e claro abordam temas interessantes sobre goticismo, achei interessante este texto que li no site, e resolvi postar aqui para vocês:

O GÓTICO E A PARÁBOLA DO ELEFANTE

Creio que a maioria já deve conhecer a parábola oriental, provavelmente Sufi, dos cegos e do elefante. O que segue abaixo é uma versão adaptada para comentar a questão das tendências internas da subcultura Gótica.
"Em um país de cegos, um dúzia dos maiores sábios foi chamado pelo Rei Cego para definir o que era um elefante. O primeiro apalpou a tromba e disse: "O Elefante é como uma cobra áspera". O segundo sábio, já discordou dele, enquanto apalpava a barriga do elefante:" O Elefante é uma grande bola rugosa". O terceiro discordou dos dois anteriores, apalpando as presas de marfim: "O Elefante é um par de espadas de pedra lisas". Assim, sucessivamente, um após o outro, todos os doze sábios cegos foram discordando entre si sobre o que é o Elefante. Como nada se resolveu, cada um dos sábios cegos voltou para sua cidade natal fundou uma escola filosófica diferente sobre o Elefante, e hoje, passados séculos e séculos, seus díscípulos continuam brigando entre si..."

Todo o status dessas escolas dependem de que ninguém veja o todo do Elefante :-)
O mesmo acontece com o Gótico: Um diz que é Punk, e briga com outro que diz que é Goticismo, e o outro diz que é Pos-Punk briga com o que diz que é Darkwave, e o Que diz que é Vitoriano briga com o que diz que é Expressionismo, e o que diz que é Românticobriga com o que diz ser Individualista, o Decadentista briga com o Medievalista, o Deathrocker com o Vampiro e todos brigam entre si ...e assim por diante.

Na verdade todos estão certos em parte, e errados na totalidade :-)

As partes constituintes ou elementos influenciadores não definem nem determinam um conjunto, principalmente no caso de cultura e grupos sociais.

H. A. Kipper

Este texto acima, fala a respeito da rivalidade entre subculturas, uns julgam os outros, muitas vezes por acharam que sua cultura é superior a outras, mas é importante reconhecermos que todos pensam diferente, inclusive nós, mesmo que não goste de algum ''estilo'', não trate com preconceito, ou ache que todos que fazem parte desta cultura são ''errados'', apenas aceite as diferenças ;)

E recomendo este site -> Gothicstation.com

1 Comentário:

Anônimo disse...

Esta foi a melhor definição que eu já li até hoje, esta simples parabola explicou muito mais do que os longos textos goticos que eu ja havia lido.

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |