É ou não é banda gótica?


                                        
                         The sisters of Mercy
''The Sisters of Mercy é uma banda britânica de rock gótico, formada em 1980
 The Sisters of Mercy tornou-se uma das mais influentes bandas da década de 80, reúne elementos de psicodelia, dance e punk. O cantor Eldritch tem como principal traço a voz, profunda. As letras da banda tratam de temas comuns ao rock gótico.
Apesar de rejeitar a classificação de gótica, The Sisters of Mercy foi uma liderança no gênero, tendo alcançado amplo sucesso na Inglaterra e Estados Unidos, a banda foi marcada por atrair uma legião de admiradores.''
                                                    Evanescence
Classificar o estilo musical de qualquer banda atualmente é um problema, que não se limita apenas à banda Evanescence. Publicações como o New York TimesRolling StoneBlender  identificaram a Evanescence como gothic metal,embora outras fontes como NMEMusicMightIGN e Popmatters à denominou como gothic rock. Eles foram comparados com uma variedade de bandas de diferentes gêneros, como o nu metal de conjuntos como P.O.D. e Linkin Park,metal gótico como Lacuna Coil, e metal sinfônico de grupos como Nightwish e Within Temptation. Outros gêneros e influências são utilizados para descrever o som da banda que incluem metal alternativo,rock alternativo, hard rock e post-grunge.
Porém, o primeiro álbum oficial da banda, Fallen, foi ligeiramente diferente dos trabalhos anteriores da mesma. O som passou a ser "dinâmico", rápido. A banda recebeu o rótulo de nu metal, e também por ter recebido influências de outras como Korn, que pertence a esse estilo. Em entrevista à MTV, o ex-integrante Ben Moody chegou também a afirmar que a banda era um nu metal com pegadas góticas. Mais do que definir Fallen e The Open Door, a Evanescence também faz misturas de eletrônica em seu som, utilizando sintetizadores e programadores, que pode ser ouvido em várias músicas, especialmente "Anything for You", "Haunted", "Tourniquet", "Going Under" e "Snow White Queen".
Inicialmente promovidos em lojas cristãs, por terem suas músicas vendidas em lojas de música do gênero, a banda deixou claro que não querem ser considerados parte do gênero rock cristão.
                                                        Nightwish
O Nightwish usa uma mistura de power metal e metal sinfônico. A música deles é descrita como "acústica" e "cinemática", com raízes no estilo gótico.O Nightwish é ainda épico, operático e teatral.O baixista e sub-vocalista Marco Hietala descreveu o grupo como um metal sinfônico, melódico e gótico.
O Nightwish abandonou seu estilo clássico para um som mais acessível nos álbuns. A sua música era reconhecida pela soprano Tarja Turunen, descrita como uma líder carismática com uma voz poderosa.Já os críticos avaliam que seu estilo tornou-se menos operático apenas com o lançamento do Once, em 2004.Muitas revistas citaram que, com a saída de Tarja, a banda teria adotado um novo estilo, "libertando-se" do antigo estilo recatado. O aumento do uso de coros vocais e instrumentais, além de um grande número de orquestras, levaram o Nightwish a ficar conhecido como uma banda de "metal épico", principalmente na canção "The Poet and the Pendulum", de 2007.
Tuomas Holopainen (Tecladista e líder do Nightwish) disse o seguinte à respeito dessa questão:

''Eu não considero o Nightwish uma banda de metal gótico. Esse estilo musical é característico do Paradise Lost, Type O Negative ou Lacrimosa no começo de suas carreiras. Talvez pudéssemos ser gothic metal pelo conteúdo de nossas letras, mas mesmo assim eu penso que não temos nada a ver com o estilo.''



                      Deathstars



Em uma entrevista feita a banda Deathstars, observe a resposta a seguinte pergunta:

O Deathstars nasceu como uma nova versão da banda de death metal Swordmaster. Como foi a transição para uma banda de metal industrial / gótico?

Como as pessoas gostam de dizer que a nossa música é muito diferente, eu não chamaria ela de gótica, de maneira nenhuma. Ela está muito longe de ser gótica. É um rock dark moderno, que talvez esteja mais para o jeito industrial dark, com uma cara excêntrica e de horror. Enfim, a mudança era muito necessária. Eu e o Nightmare temos tocado Death e Trash Metal há muitos anos, e então sentimos uma necessidade desesperada de fazer algo diferente. Nós queríamos nos desafiar. O Deathstars se tornou o resultado deste desejo passional.


Bandas que se assemelham ao metal sinfônico:
Quanto à Epica, Within Temptation e After Forever, pertencem ao virtuoso e um tanto mais mainstream Symphonic Metal, ainda que certas canções lembrem o Metal Sinfônico por um eventual clima sombrio. Porém, Within Temptation, em seu primeiro álbum, Enter, e em algumas faixas do segundo Mother Earth, possuía definitivamente o estilo meta sinfônico, com alguma influência doom metal.

11 Comentários:

Fallen disse...

Eu gosto muito de metal sinfônico.
É realmente Bom.

Passar bem.

mandy disse...

adoro nightwish é deveras predominate...!

Anônimo disse...

muito legal
é bom conhecer novas bandas
de rock gótico

Anônimo disse...

Amo Nightwish..épica..within t.
Mas depois da saida da Tarja,nightwish nunca será o mesmo...sem ela,"night" ficou sem o "wish"...abraços!!!

Anônimo disse...

eu gostaria primeiro de parabenizar o site,e segundo de pedir uma lista de bandas góticas,que tomam por referência principalmente os conceitos exprimidos na literatura gótica.Vlws

Ricardo disse...

oi,meu nome é ricardo
parabéns pelo site,assim,dentro da cena gótica eu me identifico principalmente com a banda evanescence(gótica ou não,é a banda que melhor expressa o que eu sinto,xD),gostaria de saber se vc pode me indicar outras bandas que "sigam" os mesmos parâmetros,afinal,estou sempre atrás de um bom som e uma boa letra,obrigado.Bye...

Anônimo disse...

Olá meu nome é Keity e curto demais épica e metal sinfônico.Parabéns pelo site e cada vez se aprofunde nas artes, pois nesse mundo devemos nos focar em alguma coisa já que ele é uma merda.Tchau!

Anônimo disse...

Olá!
Eu não concordo que Evanescence seja comparado ao Gótico,pelo fato de que a Amy Lee(Vocalista), ter falado em uma entrevista dizendo que não gostava que suas músicas fossem comparados as letras góticas.
Bandas que influenciam a música goticas são Lacrimosa,The Sister of Mercy,Bauhaus,The Cure,Sopor Aeternus,Malice Mizer,Phantasmagoria ,Moi dix Mois,Sirenia Tristania,Draconian entre outras.

Anônimo disse...

heey pessoal eu acho que nao so nesse post mas em outros tmbm vcs confundiram o dark rock e o estilo darkwave com o metal gotico e o metal sinfonico
há uma grande diferença entre o dark rock, darkwave (estilos de origem pos punk que sao verdadeiro gotico e continuam sendo rock e nao metal) entre o metal sinfonico e o metal gotico que sao generos de metal distintos mas com influencias do darkwave e do darkrock
bom nao sei se consegui me expressar do jeito que gostaria mas espero que consigam me entender
muito obrigado!!!

Anônimo disse...

amo d mais a amy lee ,simone simons ,cristhina sccabia ,sharon den adel e a tarja.annete olzon nunca vai substituir ela

Anônimo disse...

eu gosto muito de Evanescence e acho que gotica ou nao a banda tem algo especial que me faz refletir sobre minha verdadeira personalidade, assim como linkin park e outros...acho que a cutura gotica deveria repensar sobre essa questão das musicas...

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |