Halloween: O dia sombrio (parte 1) - A origem

 Esta é a primeira parte de um serie de matérias em torno do Halloween, para isso nos dedicamos em fazer diversas pesquisas sobre o tema, e como já anunciado por toda a equipe do Gothic World, apresentamos uma matéria completa divida em 4 partes, além de créditos com videos e fotos. Desta vez, começaremos com a "Origem".
 Conhecido no Brasil como "O dia das Bruxas", o halloween é comemorado anualmente no dia 31 de outubro, o que poucos sabem ao certo é que esta festividade é realizada a milhares de anos, mais necessariamente a dois mil anos atrás, e era o dia em que se comemorava uma nova epoca do ano, o fim do verão e o inicio do ano novo para os povos celtas (visto que era comemorado precisamente nos dias 30 de outubro e 2 de novembro) e foi criado a partir do festival "Samhain", cujo os celtas acreditavam ser a epoca aonde as almas dos mortos vinham visitar seus parentes na terra, por conta disto neste dia se fazia uma comemoração em homenagem a estes, resultando na criação de uma nova ''tradição'' que logo ganharia destaque em todo mundo.
 A importância de entendermos a origem e as raízes de tais costumes, nos ajudará a entender seu real significado, nos dias de hoje, para alguns o Halloween é muito mais que apenas uma ''diversão''.
Hoje o dia das bruxas é mais popular entre os países anglo-saxônicos, principalmente Inglaterra e Estados Unidos.
Traduzindo para português o festival de Samhain significaria "A noite dos antepassados", que no Brasil não recebeu muito reconhecimento, nem mesmo influência em nossa cultura, e, em forma de protesto contra o halloween, o dia 31 de outubro foi considerado o dia oficial do "saci pererê" um personagem importante no folclore brasileiro, que fuma um cachimbo - ainda dizem que o Halloween é má influencia - e por isto o Dia das Bruxas, é pouco comemorado no Brasil. Porém na Europa no período da Idade Média, esta festividade também foi condenada e proibida por se considerada pagã, e quem o comemorava era considerado como tendo parte com o diabo, e levado a fogueira.
 Mas hoje em dia, tem ganhado cada vez mais destaque no mundo - exceto no Brasil, aonde todo mundo ainda curte o Saci - mas basta as próprias pessoas se interessarem em dar destaque a esta data, para que seja ainda mais popular.

1 Comentário:

†Maria Ғȧɬɬȩȵ† disse...

Saci afss, bem ainda bem que as baladas Góticas de hoje fazem festa comemorando o Halloween. AO menos um coisa boa.

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |