O que são SUBCULTURAS?

 Subculturas ou Tribos Urbanas - como também são chamadas - são um grupo de pessoas, que não necessariamente precisam estar juntas, mas podem estar por todo o mundo, porém cultivam hábitos e gostos parecidos. Em geral atraem mais o publico jovem, porém na maioria delas esta identidade continua por toda a vida. O que faz com que um jovem queira fazer parte de algum dessas tribos, é por se sentir acolhido por esta, estando no meio de pessoas que cultivam interesses em comum, tanto em questão de vestimenta como em pensamentos e costumes. São mais comuns principalmente entre as grandes metrópoles  com isto vem o titulo 'tribo urbana' que foi citado pela primeira vez em 1985 pelo sociólogo francês Michel Maffesoli.
Algo muito importante dentro de cada tribo, é a musica, que também devem expressar o sentimento presente em cada subcultura, pois para cada uma destas há um gênero musical especifico. Muitas vezes a identificação de um jovem a uma tribo, vem por parte da própria musica, sem contar que muitos se inspiram em seus ídolos  que até mesmo fazem com que estas tribos fiquem ainda mais conhecidas.


A exemplo de algumas tribos...


Tribo: Emo
Atraí principalmente o publico adolescente,passou a ter mais influencia no Brasil a partir de ano de 2003, o nome é uma abreviação para 'Emocore', que é um gênero musical, que costuma ter letras bem emotivas, como exemplo:
''Porque nós perdemos tudo que temos 
Nada dura pra sempre 
Desculpe,
eu não posso ser perfeito
Agora é tarde demais, 
e nós não podemos voltar atrás 
Desculpe-me
eu não posso ser perfeito ''




Tribo: Hippies

Surgiu aproximadamente pela deceda de 60 e teve bastante influencia no Brasil na década de 70, algumas praticas cultivadas pelos adeptos desta subcultura são relacionadas as questões ambientais, a prática de nudismo, a emancipação sexual, e desapego a coisas materiais. O lema entre este é 'Paz e amor'. Gênero musical presente nesta cena é o reggae e o rock psicodélico, com letras que em geral falam de amor, a exemplo:
''Veja eu quero te amar, quero amar e tratar-te, amar-te e tratar-te bem
Eu quero amar você a cada dia e cada noite
Nós estaremos juntos com um telhado bem em cima das nossas cabeças
Nós iremos compartilhar o refúgio da minha cama de solteiro
Nós iremos compartilhar a mesma sala sim''
O principal cantor do gênero é o Bob Marley.


Tribo: Punks


Costumam misturar cores coloridas com o preto, penteados extravagantes com corte moicano, com uma aparência bem agressiva! Costumam ter um certo espirito de independência, são contra a não-violência dos hippies e a um certo otimismo deste. A musica, é um tipo de rock, porém mais agressivo e com letras protestantes. Um trecho de uma musica punk rock:
''Atravesso a ressaca do mar
pareço não conseguir encontrar suas mãos
A poluição queima a minha língua,
Tusso as palavras que eu não consigo falar, então eu
Paro de lutar, e
flutuo para a superfície,
Encho meus pulmões de ar,
então deixo-o sair''
Exemplo de bandas do gênero encontramos Sex Pistols e Ramones.




Tribo: 
Metaleiros

Costumam usar cores escuras em geral o preto, e camisas com estampas de bandas do gênero  também tanto os homens como as mulheres costumam deixar o cabelo cumprido compondo um look 'pesado'.Nas musicas podemos notar o som de guitarras pesadas e distorcidas e por ritmos densos e alucinantes este o heavy metal.
Abaixo, um trecho da música da banda Iron Maiden
''666 o número da besta
666 aquele para você e eu
Eu estou voltando, eu retornarei
E eu irei possuir seu corpo e eu irei queimá-lo
Eu tenho o fogo, eu tenho a força
Eu tenho o poder de fazer o meu mal seguir seu curso''

E claro, entre estas, a tribos dos góticos que vem crescendo cada vez mais, mas estes nem é preciso destacar aqui agora pois este blog é inteiramente dedicado a subcultura GÓTICA!




1 Comentário:

†Maria Ғȧɬɬȩȵ† disse...

ótima Matéria.

Nós Góticos cresceremos a cada dia.

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |