O termo gótico e suas origens (parte 1): A arquitetura

 Um nome representa a identidade de alguém, para entendermos o real ''espírito'' de tal ideologia da qual pesquisamos, o termo que a demomina pode revelar muito a seu respeito, ao seu significado. Por isso decidimos escrever esta matéria que vai esclarecer muita coisa a respeito do termo gótico, para descobrirmos as raizes de nossa cultura. 
 Diferente do que muitos pensam, o termo 'gótico' não se origina diretamente do povo conhecido como 'godos' ( germanicos barbaros, que viveram por volta de 530 A.C.), o fato que faz com que muitos difundam estes termos a ponto de faze-los acreditar que há alguma ligação entre estes, é que os Godos, participaram das chamadas 'Guerras góticas',e também pela arte gótica ter surgido durante os tempos dos barbaros, aonde estes dizimavam a civilização romana.
Originou-se de uma denominação utilizada pelos artistas renascentistas para nomear um estilo artístico, que julgavam de mau gosto porém, exótico. Este termo relacionado a arte, foi usado primeiramente pelo pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari, associando os bárbaros e vândalos com esta arte, por ela ser obscura, oposto a perfeição e passar um certo negativismo, daí extraindo dos Godos o nome Gótico.
Somente no século XIX, neogótico que define e expande o gosto pela utilização de elementos decorativos góticos, reconhece pela primeira vez as diferenças artísticas que separam o estilo românico do gótico (ambos surgiram durante o mesmo período).
O estilo gótico, foi marcadamente francês, porem expandiu-se por toda a Europa principalmente por parte da Igreja Católica.


Características da arte gótica:


•Verticalismo
•Arco quebrado ou ogival
•Abóbada de arcos cruzados
•O vitral
Paredes mais leves e finas
Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide.
•Gárgulas 
• Estátuas de mármore


 Estudar sobre o termo, nos ajuda a entender também um outro ponto importante na subcultura, a atração dos góticos pelos cemitério, que ainda cultivam este estilo medieval, e também a origem do nome, que surgiu a partir de tal arte não da historia dos Godos em si.
Dividimos esta matéria em três partes, esta é apenas a primeira que esclarece a origem do termo por meio da arquitetura, nas outras duas postagens que se seguem, serão abrangidos assuntos relacionados a pintura gótica, e outra postagem apenas com imagens da arte gótica geral.

3 Comentários:

†Maria Ғȧɬɬȩȵ† disse...

Muito boa, até que em vim alguém,soube diferenciar a os godos dos Góticos, muitos ainda pensa que a que os nós Góticos viemos dos dos godos.

Álvaro Lôbo disse...

"uiia"... eu ajudei Marina a escrever a matéria...
agente pesquisou algumas coisas aqui em casa, valeu a pena mesmo, ficamos muito felizes pela conclusão....

Antonio morais disse...

Errado meu caro , o termo gótico já existia e é uma termo romano para descrever os povos que habitavam a foz do rio vístula ( hoje Itália ).
o termo usado com gênero literário foi uma atribuição pois seus descendentes eram do império dos visigóticos (visi=oeste) . isso foi na poca do renascimento que culminou com a expulsão do árabes , na década de 80 veio o pós punk com letras melódicas a mídia também chamou de gótico ,foi uma modinha e é ainda , na Europa são chamados de punks de babado .outro termo usado é Dark Wave ,o termo é romando foi divulgamo como literatura pelos ingleses , usado em artes religiosas e construções renascentistas ,e plagiado na decada de 80 ,atualmente o único estilo que retrata o termo ogininal em musica é o Gothicmetal ,que foi criado para esse fim .

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |