O termo gótico e suas origens (parte 3): A musica

 Depois de explicar como o termo 'gótico', foi associado a arquitetura, a pintura, não podíamos deixar de falar sobre como a musica também foi aplicada dentre este, para isto analisaremos dois estilos musicais bastante influentes dentro da cena, o gothic rock e o gothic metal, como estes receberam o titulo de góticos?



 Gothic Rock, é um subgenero do rock, que se inspira no pos-punk, vindo a tona no inicio da decada de 80, com o surgimento de bandas que marcaram os chamados 'Anos dourados', como; The cure ( inicialmente chamada de The easy cure), The sisters of mercy, Bauhaus, Alien Sex Fiend, The Cult, entre outras. O rock gótico, tem como caracteristicas, que o faz diferenciar dos demais estilos do rock; letras romanticas, que muitas vezes falam de decepções amorosas ou desinlusões, literatura gótica, como livros e filmes de terror, ou até mesmo um conceito filosofico que envolve a arte, a ciencia e a ética, como um exemplo, observem uns trechos abaixo da musica Boys don't cry, da banda The cure:
''Eu tento rir disso tudo.
Cobrindo com mentiras
(...)Escondendo as lágrimas em meus olhos
Pois garotos não choram
Garotos não choram.
(...)
Eu diria a você
que te amava
Se achasse que você ficaria
Mas eu sei que é inútil
E você realmente
foi embora''
 
 Com isso em mente, atraiu então mais adeptos, tornando-se símbolo da musica gótica mundial, trazendo um toque sombrio, aplicando assim a nomenclatura ao estilo musical, gothic rock.


Gothic metal, também chamado de Symphonic metal, pode até receber o titulo de gótico, porem se comparado com o gothic rock, notam-se algumas características que os tornam diferentes. Começando com o fato de este ser um subgênero do metal, levado para o lado 'pesado', porém trazendo de volta elementos musicais clássicos, que muitas vezes lembram a era medieval. Atraindo principalmente os novos adeptos da subcultura por ser um gênero  que surgiu recentemente, nos meados da década de 90. Algo que faz com que este se assemelhe ao rock gótico são as letras, com temas sombrios, porém aborda assuntos relacionados a morte, tristeza, religião, sexualidade, ódio, agonia... Abaixo pequeno trecho, de uma musica do gênero, Tristania- Crushed dreams:
''Você bloqueia um grito
Esmagando um sonho
Feito o esquema real 
Mostre a este pecador seu Deus precioso
Desprenda a culpa de meus ombros
(...)
É hora de enfrentar o resultado final
O pagão
As ações atéias
(...)
Preparando para a morte
Esperando a luz brilhar sobre nós
Desejando o sol cair sobre nossas cabeças
Mostre-nos a alegria no mundo em que estamos vivendo
Ponha nossos sonhos no pecado''

 O termo gótico foi associado pela primeira vez ao metal, por Nick Holmes, vocal da banda Paradise Lost. Muitos góticos veteranos costumam criticar o estilo, por achar que a musica gótica não deveria se juntar ao metal, porém não podemos discordar de diversas características da subcultura que são semelhantes e estão presentes tanto no metal gótico quanto no rock. Tanto é que os visuais góticos, a arquitetura gótica, hábitos noturnos, e lugares frequentados como os cemitérios... Tudo isto pode representar o resgate da era medieval, assim como o symphonic metal resgata os instrumentos clássicos, até mesmo podendo ser considerado 'fora de moda' por alguns, mas goticismo não é questão de moda!

Então para finalizar esta matérias sobre a diversas associações do termo gótico, com a mistura de todos estes se formou uma nova cultura, um cultura diferente até bizarra para alguns, mas que envolve não só a estética como a arte,  a literatura, hábitos, na verdade um estilo de vida, que poucos fazem parte deste 'universo', que muitos desconhecem e julgam errado, por não saberem o que esta envolvido em ser 'gótico', e é isto que nos torna únicos!

2 Comentários:

Anônimo disse...

kkkk definitivamente vc não sabe nem do que está falando,blog posta

sonhos com o thomas ! disse...

curti
to afim de voltar a ser gotica
to com saudades das noites
por um momento pequeno mas mt seguinificante da minha vida fui gotchvamp
e hj com 16 anos me cancei dessa cena colorida e votarei para minha origens onde me sinto realmante bem
cansei de ser falsa
eu nunca fui "fofa"
odeio coisas"fofas"
odeio rosa
odeio minha vida presa em casa pq colorido nao sai de casa
claro vai fazer oq fora dela ?
nao pode nada
sao leis mt rigidas como se tivecemos 5 anos
cara eles tem de 12 a 18 e hora de saber oq e viver
e tentar melhorar o mundo nao estragar mais ainda ele
eu cheguei a gastar minha mesada toda em um dia com revista e posters
so para nao ser poser fingi ser fã pra ficar perto do batera eu amo aquele cara de verdade
e acabei destruindo minha vida por ele :/
+,+ (L)+(L)

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |