Livro recomendado: Os sofrimentos do jovem Werther


 Os sofrimentos do jovem Werther, é uma das principais obras do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Que é considerada a primeira produção literária do Romantismo, contendo os principais traços deste movimento: o sonho, a fantasia, a paixão, a saudade e o egocentrismo, os seja, pondo os seus sentimentos acima de tudo.
 O romance é escrito na primeira pessoa, onde o Werther por meio de cartas a seu amigo Wilhelm (Guilherme), narra a história e revela seus sentimentos.
 Alguns julgam que esta obra contem um caráter biográfico do próprio autor, sendo que há diversas características entre o Werther da ficção e o verdadeiro Goethe, ainda que a história em si seja fictícia, expressa os sentimentos de quem a escreveu.
 ''Goethe, como Werther, também fora vítima de um amor não correspondido; sentira-se igualmente dominado por emoções incontroláveis e avassaladoras; mas o escritor, ao contrário de seu alterego, não opta pelo suicídio. O personagem, vencido pela força de seus sentimentos por Charlotte que, insensível às suas emoções, se casa com Alberto, sucumbe e, pedindo à própria amada que lhe forneça as armas do marido, atira em sua própria cabeça, buscando assim o fim de seus sofrimentos.''- Assim descreve a escritora Ana Lucia Santana.
 O livro consta com poucos personagens, os principais são: Werther, Charlotte (por quem Werther é apaixonado), Alberto (marido de Charlotte) e Guilherme (amigo de Werther, a quem se dirige as cartas). No decorrer da história, diversas foram as tentativas de Werther, para esquecer Charlotte, casada com Alberto. Mesmo se mudando para um lugar distante, nada lhe é suficiente para livrar-lhe do sofrimento que causava este amor, de forma que o suicídio lhe parece a unica saída.
 A influência da sua narrativa na época foi tão forte, que gerou uma onda de suicídios juvenis na Europa, por conta disto alguns governantes tentarem censurar a leitura deste livro.
 Certamente é uma das histórias mais bonitas e emocionantes que tive o prazer de ler, e por isto, resolvi postar um pouquinho dela aqui para vocês, contudo, podom conferir a obra completa online. Aos que foram ler, sei que tirarão grande proveito dela. Boa leitura!

Ler online: OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER



2 Comentários:

†Dark_Angel. disse...

Ótima indicação.
Esse é, sem dúvidas, o melhor livro que já li! Realmente, me identifiquei muito com Werther em várias passagens. Lindíssima obra!


;*

www.diariodedarkangel.blogspot.com

John Curcio disse...

O único livro do Goethe melhor do que esse é Fausto. Sinceramente esse livro é magnífico!

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |