Livro das Sombras ou Grimórios


 "Grima" é uma palavra já obsoleta, cujos significados são: "sentimento de agressividade, rancor ou frustração, ódio e raiva.Sua etimologia provável é “grimms", do gótico, 'horrível'. Daí talvez provenha a palavra "grimório", pois os grimórios, ou grimoires, eram livros de encantamentos, rituais mágicos, de natureza, aparentemente, religiosa, que reuniam fórmulas para fazer contato, invocar e escravizar demônios ou outras criaturas do Umbral.
Livros das Sombras, também chamados de "grimórios". São Livros em branco onde o místico pode escrever suas experiências, sonhos e também seus feitiços. Podem ser decorados e ornamentados a escolha de cada um.
São feitos em couro e com as páginas costuradas permitindo assim uma abertura de 180 graus.
Também pode ser usado como caderno de anotações, agenda ou um livro de poemas. O uso dele é de acordo com seu dono, mas no mundo místico é de suma importância sendo um dos itens principais.
A maior coleção de GRIMÓRIOS que se conhece, são manuscritos sobre pergaminho, do acervo da Biblioteca do Arsenal, em Paris. Estes manuscritos têm sido copiados pelos historiadores e estudantes de bruxaria, principalmente do século XIX em diante.
Os grimórios que circularam durante a Idade Média, geralmente eram livrinhos cheios de ilustrações simbólicas, mas que continham prescrições e ladainhas satânicas.
Na sua maioria, datam do século XVI ao XVIII, embora os seus compiladores afirmassem (e jurassem, se preciso fosse) que os seus conteúdos se baseavam em textos mui arcaicos, de preferência hebraicos, caldaicos ou egípcios...
Cito ainda o "Enchiridion Leonis Papae", ou seja, "Manual do Papa Leão",que contém orações misteriosas, supostamente enviadas pelo Papa Leão, como presente ao Imperador Carlos Magno.


Até hoje, estes livrinhos são muito populares e, volta e meia, aparece um deles nas livrarias comuns, compilado por algum doutíssimo erudito, apesar de nada se poder afirmar sobre sua autenticidade. Um bom exemplo disso, por aqui, é o "O Livro Vermelho e Negro de São Cipriano".

Fonte: Blog Mundo Sobrenatural e Profecias Goth

1 Comentário:

Deivid Coldest disse...

Quero fazer meu próprio grimório *0*

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |