Quem foi Bela Lugosi

O primeiro a interpretar o Drácula nas telas do cinema, foi o ator húngaro Bela Lugosi (daí a canção do Bauhaus 'Bela Lugosi's dead'). O mais jovem dos quatro filhos de um banqueiro, tendo fugido de cada aos 11 anos e abandonado a escola, começou aos 12 a atuar em pequenas companhias teatrais na Europa, em especial em peças de Shakespeare, e logo destacou-se no que fazia.
Saindo da Hungria, firmou-se nos Estados Unidos onde iniciou sua consagrada carreira no cinema. Participou de adaptações cinematográficas da obra de Poe, como ''The raven'' (1935) e ''Os assassinatos na Rua Morgue'' (1932). Porém, seu principal papel foi como Drácula em 1931. Lugosi, tanto viveu o personagem que a pedido de sua esposa e seu filho, foi sepultado em 16 de agosto de 1956 vestindo o traje do Drácula.
Há rumores que Lugosi não era da Universal Pictures, primeira escolha para o papel de Drácula, quando a empresa adquiriu os direitos e começou a produção em 1930. Um rumor persistente afirma que o diretor Tod Browning é colaborador de longa data, Lon Chaney , foi a primeira escolha da Universal para o papel, e que Lugosi foi escolhido apenas devido à morte de Chaney, pouco antes da produção, porém, isso não foi ocmprovado.
Veja mais sobre Bela Lugosi e outros personagens góticos : http://gothicmusicfan.blogspot.com.br/2013/01/os-goticos-do-cinema.html

Comentários:

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |